Ligações às principais bases de dados e outras colecções de estatísticas de acesso livre sobre as migrações internacionais ou que incluem indicadores relevantes para o estudo da emigração e da imigração cabo-verdiana.
Para além das ligações às bases (link), inclui uma pequena descrição destas, identificando o seu âmbito geográfico e temporal, bem como as principais variáveis tratadas. Inclui, sempre que necessário, referências e ligações a documentos complementares, metodológicos ou de outra natureza, associados a cada base.
As Projeções populacionais são estimativas para os anos 2010-2040 e são baseadas em hipóteses de mudanças plausíveis na população. Fornecem informação sobre a composição da população por idade, sexo e concelho de residência. Também incluem estimativas dos indicadores demográficos como componentes da dinâmica da população (fecundidade, mortalidade, migração), e estimativas de nascimentos. Os resultados do Censo 2010 permitiram proceder a uma retro-projeção dos efetivos da população nacional entre 2000 e 2010, de forma a ter uma coerência entre as estimativas da população e os censos.
A implementação do Inquérito Multiobjetivo Continuo - IMC, inquérito integrado junto às famílias, insere-se no âmbito das atividades realizadas pelo INE. É um inquérito integrado e modular, com periodicidade anual (desde 2011), e tem como principais objetivos recolher informações demográficas, sociais e econômicas da população, assim como, sobre as condições de vida dos agregados familiares por forma a disponibilizar aos utilizadores em geral e, em particular, às instituições governamentais, a nível central como concelhio, informações necessárias para o planeamento e seguimento econômico e social do país. Com efeito com base nos módulos das informações demográficas, sociais, mercado trabalho e condições de vida é possível analisar o perfil dos imigrantes.
O Portal SEFSTAT disponibiliza, sem restrições, o acesso online às estatísticas do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, as quais incluem indicadores sobre o fluxo migratório em Portugal, possibilitando o acesso a dados revelantes sobre a emigração cabo-verdiana.
A base de dados de migração global das Nações Unidas é uma coleção abrangente de dados empíricos sobre o número de migrantes internacionais por país de nascimento e cidadania, sexo e idade, conforme enumerados por censos populacionais, registos populacionais, inquéritos representativos a nível nacional e outras fontes estatísticas oficiais de mais de 200 países. países e territórios do mundo. Os dados contidos na base de dados foram derivados de numerosas fontes, incluindo o Anuário Demográfico , produzido pela Divisão de Estatística do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas, tabulações recolhidas pela Divisão de População, bem como publicações oficiais disponíveis em centros de recursos, bibliotecas e a internet.
A Divisão de Estatísticas das Nações Unidas recolhe, compila e divulga estatísticas demográficas e sociais oficiais sobre uma ampla gama de tópicos. Os dados têm sido recolhidos desde 1948 através de um conjunto de questionários enviados anualmente a mais de 230 institutos nacionais de estatística e publicados na coleção do Anuário Demográfico. O Anuário Demográfico divulga anualmente estatísticas sobre dimensão e composição populacional, nascimentos, óbitos, casamentos e divórcios, bem como respetivas taxas. Os conjuntos de dados do censo do Anuário Demográfico cobrem uma vasta gama de tópicos adicionais, incluindo atividade econômica, nível de escolaridade, características do agregado familiar, características da habitação, etnia, língua, população nascida no estrangeiro e população estrangeira.
Disponibiliza, sem restrições, dados estatísticos do Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde – INE. São dados que expõem as informações estatísticas sobre a população cabo-verdiana, sua estrutura e suas características econômicas e socioculturais em 2021.
|