Contactos
As remessas em divisas dos emigrantes cabo-verdianos residentes no estrangeiro registaram uma queda em 2023
Silvano Landim
De acordo com os dados do Banco Central de Cabo Verde (BCV), no ano de 2023 Cabo Verde recebeu cerca de 28,6 mil milhões de escudos em remessas dos emigrantes, registando uma queda de 4,3% face ao ano de 2022. +

Os principais países emissores foram Portugal, Estados Unidos da América e aFrança. Nota-se uma relação positiva entre a quantidade de stock de imigrantes e o valor de remessas enviadas por imigrantes cabo-verdianos num dado país de residência.

 

 Fonte: Gráfico elaborado pelo Observatório das Migrações - Dados do BCV (em milhões de escudos).

 

Portugal lidera a lista com o valor de 8,6 mil milhões de escudos, o que corresponde a cerca de 30% do total das remessas envidas para Cabo Verde. Em segunda posição, os Estados Unidos da América responsável por 8,3 mil milhões de escudos em transferências, o que representa cerca de 29% das remessas dos emigrantes.

Destaca-se também a França com cerca de 20% do valor das remessas dos emigrantes, o que corresponde ao valor de aproximadamente 5,8 mil milhões de escudos.

A Angola destaca-se como o país emissor que menos contribuiu com as remessas em divisas em 2023, registando apenas 42 milhões de escudos em remessas enviadas para Cabo Verde.

De acordo com o Banco de Cabo Verde, em 2023 as remessas dos emigrantes representaram cerca de 12 % PIB, em comparação com os 13 % de 2022.

 

[por Silvano Landim]

Observatório da Migrações - Cabo Verde

Palácio das Comunidades, C.P n.º 60,
004 (Edifício MNECIR),
Achada Santo António, Praia, Ilha de Santiago

T. +2382607896
M. +2385162073
E. observatorio.migracoes@mnec.gov.cv

menecLogo
Financiado pela União Europeia Contratualizado por Implementado por
ue icmpd mpf aima aai iscte ipb