A procura de trabalho é o principal motivo da imigração em Cabo Verde. Os dados do 1º IPEI apontam que 59,4% da população nascida fora de Cabo Verde escolheram o país por motivo de trabalho. O segundo motivo é o reagrupamento familiar (21,6%).
Fonte: Elaborado pelo Observatório das Migrações – dados do Relatório sobre a População Estrangeira e Imigrantes em Cabo Verde de 2023
Vale sublinhar que 70,1% dos homens viajaram para Cabo Verde a procura de trabalho. Já as mulheres imigrantes entraram no país, principalmente, para se agruparem com a família (49,7%). Essa repartição, caracteriza um tipo de migração na qual o representante do agregado parte por uma migração motivada pelo trabalho, e, uma vez estabelecido, e, a par das condições locais, é seguido pelos outros membros do agregado.
Um outro motivo considerado pelo inquérito é o da realização de investimento. Uma percentagem significativa de asiáticos (26,8%) e europeus (10,2%) imigraram para Cabo Verde a fim de realizar investimentos. Nos últimos anos tem se verificado número de entrada significativa de estrangeiros em Cabo Verde por razões de estudo.
Em termos de nacionalidades a tendência mantem igual sobre o motivo de imigração, exceto para os nacionais de outros países africanos, em que a maioria entrou em Cabo Verde para se reagrupar com a família.