O Observatório dispõe de uma estrutura física e uma plataforma na internet que funciona como o principal instrumento de comunicação e disseminação de dados e informações estatísticas no domínio das migrações.
O Observatório das Migrações (OM) foi criado no âmbito do projeto “Coop4Int – Strengthening Migrant Integration through cooperation between Portugal and Cabo Verde" (Reforço da integração de imigrantes através da cooperação entre Portugal e Cabo Verde) visa potenciar a integração dos migrantes na sociedade cabo-verdiana, através do desenvolvimento de ferramentas e serviços a serem prestados localmente aos imigrantes e do reforço da cooperação referente às questões migratórias entre Portugal e Cabo Verde.
O projeto é implementado pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo I.P (AIMA), a Alta Autoridade para a Imigração, o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), com o apoio financeiro da União Europeia, contratualizado pelo ICMPD através da Migration Partnership Facility.
O OM enquanto atividade do projeto enquadra-se no componente do reforço do conhecimento sobre migração em Cabo Verde. Nesse sentido, o OM tem como missão promover o aprimoramento do conhecimento e disseminação de dados e informações sobre as migrações, de modo a contribuir na definição e avaliação das políticas públicas sobre questões ligadas às migrações.